Guia do Aluno

“O diálogo é o encontro amoroso entre os homens, que mediatizados pelo mundo, o pronunciam, isto é, o transformam e, transformando-o,
o humanizam para a humanização de todos.”
 (Paulo Freire)

Dados Gerais

1.1 Introdução 
Iniciamos mais um ano letivo. Estamos novamente juntos, Família e Escola, para o diálogo fundamental que terá como síntese um trabalho que pretendemos realizar com amor, responsabilidade e dedicação.
Este Guia de Pais e Alunos é uma coletânea de informações e orientações para que vocês possam fazer um ótimo percurso educacional ao longo do ano letivo, objetivando que, Família e Escola, caminhem juntas com a certeza de que, na educação, existe sempre um saber a ser construído e compartilhado, um resultado a ser considerado, um projeto a ser desenvolvido e uma semente a ser lançada nos próximos amanhãs. 
Pedimos a todos que leiam com atenção e carinho, para que juntos possamos organizar o nosso cotidiano escolar e continuar construindo um ambiente de respeito mútuo em todas as relações.

1.2 Nossa Missão
O objetivo norteador da Proposta Pedagógica do Colégio Monte-Sionense – Plataforma SAS é integrar o prazer de aprender com a aquisição de conhecimentos e a expectativa dos resultados, atendendo ao novo paradigma da educação que tem como pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e a conviver.

2. SETORES DE ATENDIMENTO 

2.1 Direção
Promove integração geral dos serviços Administrativos, de Coordenação Pedagógica e de Orientação Educacional, para garantir o planejamento, a implantação e a avaliação do processo escolar.

2.2 Coordenação Pedagógica 
Supervisiona, orienta e avalia o trabalho desenvolvido pelos professores, garantindo o alcance dos objetivos e a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. O Coordenador Pedagógico acompanha os planejamentos, zela pela interdisciplinaridade, organiza e promove contatos frequentes com os professores, avalia periodicamente o professor e atende pais e alunos no que diz respeito à qualidade de ensino, metodologia e estratégias educacionais.

Horário de Atendimento

Horário de Atendimento 
Período Matutino
Fundamental II: de 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h30.

Ensino Médio: de 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h30.

Período Vespertino
Infantil e Fundamental I: de 2ª a 6ª feira, das 13h30 às 17h.

Horário de entrada, saída e frequência 


O portão é fechado às 7:15 horas (matutino) e às 13:15 horas (vespertino). Esse rigor é necessário considerando que o aluno fica prejudicado pelos atrasos excessivos e prejudica a turma que já se organizou para a rotina diária. 

a) Atrasos - O aluno que atrasar deverá aguardar até o início do próximo horário. Não será permitida a entrada de alunos a partir do 2º horário, salvo por motivos justificados e na presença do responsável. Serão permitidos três atrasos por trimestre. O aluno que exceder esse limite será encaminhado para a Direção.

b) Retirada dos alunos antes do término das aulas – nessa situação, os pais ou responsáveis devem comunicar a Direção ou Coordenação do Colégio, por telefone ou pessoalmente. Os pais devem retirar os alunos na recepção e assinar o livro de dispensa. Procurar sempre retirar os alunos durante a troca de aulas e/ou intervalos.

c) Faltas/Cumprimento dos horários – é importante ressaltar que a rotina semanal que é elaborada pelos professores e a organização das atividades diárias dos alunos é pensada na gradação das atividades, na organização dos projetos e na progressão de procedimentos e atitudes. É de extrema importância que os alunos cheguem no horário e faltem o menos possível, para podermos manter a constância nas propostas de trabalho e para que os alunos não tenham prejuízo em seu aprendizado.

d) Faltas por doença - nesse caso, as faltas são registradas no Diário on-line e serão abonadas, caso necessário, no final do ano letivo. Se o aluno tiver perdido avaliações, os pais ou responsáveis devem procurar a Coordenação Pedagógica, até no máximo 2 (dois) dias após a realização das mesmas, apresentando Atestado Médico ou justificativa e preencher um requerimento para que o aluno tenha nova oportunidade (Provas Substitutivas). Essas provas substitutivas só não serão pagas com apresentação de atestado médico e emergencial o de doença infectocontagiosa, como reza a legislação.

Horário de Aula

Horários de aula da manhã.

Segunda, Quarta e Sexta

  • 07:15 - 08:05
  • 08:05 - 08:50
  • 08:50 - 09:05 - Intervalo
  • 09:05 - 09:55 
  • 09:55 - 10:40
  • 10:40 - 10:55 - Intervalo
  • 10:55 - 11:45
  • 11:45 - 12:30

Terça e Quinta

  • 07:15 - 08:00
  • 08:00 - 08:45
  • 08:45 - 09:00 - Intervalo
  • 09:00 - 09:45 
  • 09:45 - 10:30
  • 10:30 - 10:45 - Intervalo
  • 10:45 - 11:30
  • 11:30 - 12:15
  • 12:15 - 13:00
Horários de aula da tarde.

Segunda, Terça e Quarta

55 Minutos

  • 13h15 - 14h10
  • 14h10 - 15h05
  • 15h05 - 15h55
  • 15h55 - 16h15 - Intervalo
  • 16h15 - 17h10
  • 17h10 - 18h05

Quinta e Sexta

45 Minutos

13h15 - 14h00
14h00 - 14-45
14h45 - 15h30
15h30 - 15h50 - Intervalo
15h50 - 16h35
16h35 - 17h20
17h20 - 18h05

“O respeito é o valor moral básico.
O outro tem uma dignidade que eu devo respeitar. 
Se o outro não é visto como uma pessoa digna de respeito na sua individualidade, as relações ficam prejudicadas.”

(Yves de La Taille)

REGULAMENTO DO ALUNO

 Direitos do Aluno 

São direitos dos alunos:
o Ser considerado como personalidade humana em desenvolvimento.
o Ser tratado com afabilidade e respeito por toda a equipe escolar.
o Ser valorizado em sua individualidade, sem comparação e sem preferência.
o Merecer intervenção educacional de acordo com suas necessidades, através de todos os serviços instituídos, observadas as estruturas e recursos da Instituição. 
o Recorrer às autoridades escolares sempre que necessitar ou quando julgar prejudicado em seus direitos. 
o Utilizar os livros da Biblioteca Escolar.
o Tomar conhecimento do seu rendimento e sua frequência escolar. 
o Apresentar com direito de expressão, suas críticas, alternativas, sugestões ou solicitações, agendando horário direto com o Diretor,Coordenador Pedagógico e/ou Orientador Educacional.
o Usufruir de todos os benefícios de caráter educativo, social e recreativo proporcionados pelo Estabelecimento, obedecidos os requisitos previamente determinados. 
o Conhecer normas de avaliação e promoção, necessárias para o seu bom desempenho, disponíveis neste Guia. 
o Ser tratado com privacidade, mantendo reservados os seus dados relativos a endereço, telefone, senhas de matrícula, resultados de desempenho qualitativo e quantitativo. 
o Solicitar a presença da família no horário escolar, em situações de medidas urgentes relacionadas à sua saúde.

Deveres dos Alunos 

São deveres do aluno: 
o Frequentar as aulas, seminários, palestras, plantões, simulados, participar de viagens de estudo e outras atividades escolares com assiduidade e pontualidade.
o Contribuir para o bom andamento das aulas e atividades, com participação, concentração e comportamento favorável à aprendizagem própria e do grupo.
o Usar diariamente o uniforme escolar completo e sem descaracterizá-lo em todas as atividades escolares, inclusive nas que ocorrem fora do período regular de aula.
o Usar tênis adequado para as aulas de Educação Física.
o Trazer seu material escolar em ordem e adequado a cada disciplina ou espaço educativo. 
o Comunicar aos professores, inspetores, coordenadores e/ou direção sobre qualquer problema de saúde ocorrido nas aulas ou espaços educativos. 
o Tratar com respeito os colegas e equipe escolar. 
o Procurar a secretaria para agendamentos ou informações apenas antes do sinal de entrada das aulas ou durante os intervalos.
o Comunicar à Direção ou à Coordenação Pedagógica seu afastamento temporário por motivo de doença e outros.
o Zelar pela conservação da sala de aula, das áreas verdes, dos espaços educativos, bem como dos equipamentos, materiais escolares, pertences dos colegas ou dos professores.
o Executar todas as atividades e exercícios nos prazos determinados pelos professores.
o Indenizar os prejuízos quando produzir dano material ao Estabelecimento ou a qualquer membro da comunidade escolar.
o Abster-se de atos que expressem violência física, perturbem a ordem, ofendam os bons costumes ou importem em desrespeito às leis, à equipe escolar, demais alunos ou visitantes do estabelecimento escolar.
o Aguardar o professor dentro da sala, para o início de cada aula, mantendo atitude respeitosa e cordial.
o Contribuir, no que lhe couber, para o prestígio da escola, respeitando o nome do Estabelecimento, sua Equipe Técnica e sua Proposta Pedagógica.

Vedado ao aluno:

o Portar celulares e afins durante as aulas.
o Utilizar de procedimentos fraudulentos na realização de qualquer atividade escolar.
o Praticar bullying, usar palavras de baixo calão, rotular, apelidar, provocar, incentivar brigas ou participar delas.
o Portar, usar, incentivar, distribuir, mostrar e propagar qualquer droga ilícita e/ou lícita nas dependências do Colégio.
o Ter posturas indevidas e inconvenientes, assim como namoros abusivos.
o Portar gravuras, vídeos, fotos, revistas, imagens e objetos impróprios aos bons costumes e ofensivos à moral.
o Divulgar qualquer tipo de evento extraescolar sem consentimento da Direção.
o Trazer ou usar qualquer tipo de objeto que possa acarretar danos a si, aos colegas ou à estrutura física da escola. 
o Prejudicar a imagem do Colégio e/ou de toda a comunidade educativa a que pertence, por meio tecnológico, via internet ou quaisquer meios de comunicação.
o Ausentar-se das aulas ou do prédio escolar, sem prévia justificativa ou autorização da Direção ou Coordenação.
o Permanecer nas salas de aula ou nos corredores nos períodos de intervalos.
o Alimentar-se nas salas de aula ou espaços educativos.
o Permanecer fora das salas e espaços educativos durante as aulas.
o Permanecer no ambiente escolar, caso tenha sido advertido por motivo indisciplinar, durante o período determinado pela Direção.

Importante
A negligência ou desobediência a esses deveres serão consideradas faltas graves e serão tratadas como ato de indisciplina. 
As indisciplinas sofrerão sanções, de acordo com o Regimento Interno do Colégio, e serão aplicadas pela Direção.


PROGRAMAÇÕES ESPECIAIS


Atividades extracurriculares 
São atividades de enriquecimento cultural e social importantes para a formação integral dos nossos alunos e são programadas pelos Professores, Coordenação Pedagógica e Coordenação de Eventos.
Durante o ano letivo são realizadas: gincanas, feiras culturais, teatro, fórum de debates, palestras, estudo do meio, atividades esportivas, festividades cívicas, sarau, dentre outras. 
Essas atividades seguem regras próprias de avaliação e aproveitamento do aluno e podem ocorrer em sábados letivos 
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