Senhores responsáveis, Pedimos que, por gentileza, assistam o vídeo disponível no link abaixo, no qual a Coordenação Pedagógica do Colégio traz importantes colocações para a Educação Infantil.
Cara Comunidade Escolar (pais, responsáveis, alunos e colaboradores),
Seguindo as recomendações dos órgãos governamentais, do SINEP-MG e das instituições de saúde, nossa
escola estará fechada presencialmente, mas FUNCIONANDO em Home Office.
COMO FALAR CONOSCO?
Para falar com os GESTORES (direção e coordenações) – Nossa Equipe Gestora estará disponível através da
Agenda Edu de segunda a sexta, nos seguintes horários:
- Educação Infantil e Fundamental I das 13h até as 17h.
- Fundamental II e Ensino Médio das 8h até as 12h.
Lembrando que as aulas presenciais estão suspensas, porém TODA nossa equipe continua trabalhando on-
line, para fornecer educação de qualidade. NÃO estamos de férias, nossa educação será à distância. Os alunos
receberão atividades para ser feitas diariamente. Portanto, organizem os horários dos seus filhos para que
estudem todos os dias e realizem as atividades que serão enviadas pelos professores por meio da Agenda Edu.
Por gentileza, fiquem atentos aos nossos canais de comunicação, uma vez que nosso retorno depende de
resoluções do municipal, do estado e da federação.
Estamos enviando, através da agenda EDU, roteiros de estudos de 03 anos do Infantil ao 5º ano do Ensino
Fundamental para os alunos realizarem na próxima semana.
As atividades deverão ser impressas e devolvidas assim que retornarmos às nossas atividades no colégio.
Pedimos que incentivem seus filhos para que realizem as atividades com responsabilidade e capricho. Para os
alunos do 4° e 5° anos estamos também enviando a prova do livro de Literatura.
Maiores informações poderão ser obtidas diretamente com a Coordenadora Pedagógica Silmara Vieira, através
da agenda Edu, de segunda a sexta – feira das 13h às 17h.
Atenciosamente,
Coordenação Pedagógica
Educação Infantil e Ensino Fundamental I
11 de maio
Monte Sião, 11 de maio de 2020.
Circular aos pais
PERÍODO DE RECESSO ESCOLAR E FECHAMENTO DO TRIMESTRE
Senhores responsáveis,
Desde o início da Pandemia, em virtude do COVID 19, contando com um grande esforço e colaboração dos professores, coordenadores, senhores pais e dos nossos queridos alunos, conseguimos caminhar por um bom período com as aulas e atividades online.
Porém, diante do cenário divulgado pela OMS (Organização mundial de Saúde) sabemos que nossa volta às aulas presenciais ainda não conta com uma previsão exata.
Entendemos também que, tendo em vista este cenário, precisamos elaborar um novo calendário letivo.
Em nosso primeiro calendário o recesso escolar compreendia as datas de 13 a 31 de julho (três semanas).
Entendemos que os alunos menores necessitam de um maior apoio e atenção dos pais nesse período tão novo e inesperado para cada um de nós. Portanto, pensando no bem estar de nossos alunos e de seus responsáveis entendemos que será necessária a antecipação parcial do recesso escolar.
Decidimos então que, no período de 18 a 29 de maio (duas semanas), as aulas das turmas de Educação Infantil e Fundamental I entrarão em RECESSO ESCOLAR.
Teremos ainda, de acordo com o calendário, o direito a mais uma semana de recesso que poderá ser disponibilizada no momento mais adequado para os alunos e professores se assim necessário for.
Retornaremos nossas atividades no dia 01 de junho (segunda - feira). Ainda não sabemos se nosso retorno será presencial ou não. Tudo dependerá das orientações que receberemos dos Órgãos Competentes a esta questão.
Pedimos que, durante esta semana, de 11 a 15 de maio, os alunos, com a colaboração dos pais, deixem em dia suas atividades e o envio das mesmas por meio da Agenda Edu.
FECHAMENTO AVALIATIVO DO 1o TRIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL
O Colégio adequará as avaliações para garantir plenamente os direitos de aprendizagem dos alunos.
1a Nota (Valor 10 pontos)
Provas realizadas em sala de aula e atividades avaliativas para as matérias que não realizamos as avaliações por falta de tempo presencial.
As atividades avaliativas, apenas das matérias que não foram realizadas presencialmente, funcionarão da seguinte maneira:
1- Os arquivos serão enviados por meio da Agenda Edu até o dia 13 de maio, quarta - feira. 2- Poderão fazer a impressão da atividade no local que for mais fácil para vocês ou pegar a cópia na secretaria do Colégio. 3- Para correção, as atividades avaliativas poderão ser entregues na secretaria do Colégio ou enviadas por meio da Agenda Edu para o professor responsável pela matéria até o dia 02 de junho. 4- As atividades avaliativas deverão ser realizadas em casa com recursos de consulta nos livros do aluno. 5- As notas finais serão liberadas para os pais após o dia 10 de junho de 2020.
2a Nota (Valor 10 pontos)
Serão avaliadas as atividades realizadas e enviadas no período de 30/03 a 15/05, bem como a presença e participação nos momentos online.
Serão abonadas as faltas nos momentos online justificadas, com antecedência, em virtude da falta de internet ou outro motivo considerado pertinente.
Nossa orientação é para que no período de recesso os alunos não façam atividades escolares. Pedimos que aproveitem o tempo para descansar e brincar!
Para quaisquer esclarecimentos, favor entrar em contato com o professor da turma ou coordenação e direção por meio da Agenda Edu.
Atenciosamente,
Agradecemos a parceria e colaboração de todos!
Silmara Almeida Vieira Dorta
Coordenação Pedagógica
Tatiana Terasin de Lima
Gestora Escolar
Monte Sião, 08 de abril de 2020.
Circular para as famílias do Ensino Fundamental e Médio Novos arranjos pedagógicos e Mensalidades escolares durante o período de isolamento
Prezados Pais,
Esperamos que esta mensagem encontre a todos e todas muito bem, considerando as circunstâncias sem precedentes que todo o planeta enfrenta.
Infelizmente, estamos passando por um momento de duração ainda incerta, inusitado e grave, que nos enche de preocupações, de tristezas e até mesmo nos faz pensar sobre o sentido da vida e do cotidiano. Em momentos como esse, é importante que tenhamos discernimento nas decisões, para preservar a vida e a saúde de todos, bem como aquelas que visam minorar os danos econômicos decorrentes da situação.
Alguns pais e/ou responsáveis têm procurado a escola com questionamentos sobre os valores das mensalidades neste período em que, por precauções sanitárias e força de medidas legais, as atividades escolares, então presenciais, passaram a ser oferecidas no modelo não presencial, a distância. Esta é uma preocupação legítima e relevante e, por isso, nos pareceu importante oferecer-lhes informações adicionais sobre a metodologia que a escola desenvolveu para enfrentar esta situação inédita que estamos vivendo.
O fator preponderante na composição da Planilha Orçamentária de uma escola é o salário do corpo docente e colaboradores administrativos. Ao contrário de muitas empresas de categorias diversas, que obrigatoriamente tiveram trabalho reduzido pelas medidas impostas à restrição de contatos sociais; nas escolas, onde o ensino remoto foi adotado, todo o corpo docente teve sua carga aumentada desde a imposição legal, cada um na sua área: professores, coordenadores, auxiliares de ensino, técnicos de informática etc.
Na tentativa de minimizar os impactos negativos no ensino dos nossos alunos:
1. Já na semana de 16 a 20/03, a escola com expertise no ensino presencial, com apoio e assistência de técnicos do SAS, adaptou suas atividades para a dinâmica a distância; 2. Na semana seguinte, de 23 a 27/03, a equipe pedagógica da escola, sem observar o final de semana intermediário, em um esforço homérico, reestruturou a semana para aulas gravadas pelos próprios professores e elaborou de roteiros de estudos. 3. No início desta terceira semana, a partir de 30/03, podemos afirmar que a escola está em cumprimento da sua parte do contrato com os pais e/ou responsáveis; todas as classes estão com atividades que compreendem chamadas, grupos de estudo on-line, aulas gravadas, séries de exercícios, compromissos de horários, plantão de dúvidas, contato com os pais etc.
Na medida do possível, e até mesmo do impossível, a escola se adaptou para o ensino remoto, a carga horária do corpo docente aumentou, os custos da escola ainda são incertos, mas os valores contratuais serão acatados sem aumentos, e também sem reduções. Essa política de inalterabilidade de valores tem amparo legal na Nota Técnica n.o 14/2020/CGEMM/DPDC/SENACON/MJ do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que trata sobre as relações de consumo nos serviços educacionais, deixando claro que, se existe um contrato de serviços com anuidade parcelada, ela deve ser honrada com a continuidade do pagamento das parcelas.
Alguns componentes da Planilha de Custos realmente foram minorados, dentre eles o consumo de água, de energia elétrica, de materiais de limpeza, de outros bens de consumo e transporte; no entanto, a folha de pagamento continua intacta e inalterada, pois os profissionais continuam trabalhando. Vale ressaltar que a equipe pedagógica e de apoio logístico e de informática não têm medido esforços, nem economizado tempo, na tarefa de desenvolver e encontrar soluções para viabilizar todas as atividades do (e com) o corpo discente, bem como para uma atuação remota e eficiente de toda a equipe envolvida nesse projeto inovador.
Somos cientes de que o ensino a distância exige mais responsabilidade dos alunos, principalmente de assiduidade, bem como mais presença dos pais e/ou responsáveis na vida escolar dos mesmos. No ensino presencial, enquanto os alunos estão sob a tutela da escola, a família pode dedicar esse tempo a outras atividades, mas no ensino a distância esse tempo deve ser adaptado para mais atenção aos deveres escolares dos filhos, principalmente aos alunos de idade mais tenra. No mesmo tempo e situação, fica aumentada a responsabilidade da escola com a constante produção de ações a serem postadas e o controle da participação de cada aluno. Infelizmente, a situação nos força a essa realidade, à qual a escola se adaptou e roga aos pais que entendam e também se adaptem, para o bem dos nossos alunos seus filhos.
Em um período tão turbulento como este, que rogamos a Deus ser o mais curto e menos impactante possível, temos que ter prudência nas decisões, pois atitudes intempestivas por parte dos mantenedores podem comprometer o futuro da escola ou a qualidade do ensino que nos caracteriza por ser o nosso compromisso primário; bem como por parte dos pais, o que pode comprometer o rendimento e a aprendizagem dos próprios filhos. Em conformidade à ética que sempre nos norteou, e em especial no cenário que nos encontramos, a escola continua buscando formas para auxiliar as famílias que mais necessitam.
As incertezas e as dificuldades deste momento atingem a todos nós: escola e famílias, pais, alunos, mantenedores, professores, todos os colaboradores da escola. No entanto, apoiados na fé da Compreensão Divina, continuaremos trabalhando no âmbito de nossa competência, na busca permanente, na medida do possível, para oferecer as melhores soluções para nossos alunos e famílias. Contamos com sua compreensão e sua confiança de que nossas ações visam à garantia de nosso compromisso firmado há 25 anos com a sociedade monte-sionense e de toda região.
Aproveitamos para manifestar o desejo de que todos estejam em segurança e com saúde, e colocar a equipe à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.
Atenciosamente,
Benedito Antonio de Souza Godoi
José Ayrton Labegalini
31 de março
31/03/2020 – COMUNICADO À COMUNIDADE ESCOLAR DO COLÉGIO MONTE-SIONENSE
Atendendo aos decretos estaduais e às orientações dos órgãos competentes, tanto da área da
Saúde como da Educação, suspendemos as atividades presenciais desde o dia 18 de março.
A primeira Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 (15/03) determinou a suspensão
das atividades escolares presenciais até 31 de março, uma segunda Deliberação (20/03) suspendeu por tempo indeterminado.
Diante de tais fatos, a equipe gestora organizou cronogramas para o período, no qual os
professores continuariam ofertando atividades pedagógicas, a fim de minimizar o impacto dessa
parada.
Ao fim da primeira semana, avaliamos o trabalho, considerando desde o engajamento dos
alunos até as ferramentas tecnológicas que utilizamos. A partir dessa análise, para esta segunda semana, incorporamos os grupos de estudo ao vivo com a presença do professor.
Cada segmento conta com uma programação específica e o uso de ferramentas adequadas.
Na Educação Infantil, utilizamos nosso canal do YouTube para disponibilizar vídeos de nossas
educadoras contando histórias e cantando músicas. As crianças também recebem diariamente um roteiro com atividades e oferecemos um momento de encontro virtual com os colegas e as professoras.
No Ensino Fundamental e Médio adaptamos os roteiros de trabalho dentro de um horário
especial, que contempla todas as disciplinas e, diariamente, o aluno conta com um Grupo de Estudo Online. Nesse grupo, dirigido e supervisionado pelo próprio professor da disciplina, os alunos, além de contar com uma breve explanação do professor, têm a oportunidade de discutir os conteúdos que
foram estudados. O professor tira as dúvidas e orienta os próximos estudos. O Ensino Médio conta, ainda, com aulas gravadas por seus professores como preparação para este momento do Grupo de Estudos.
Reconhecemos que a vivência no ambiente escolar, presencial e diária, é a mais adequada,
mas neste momento em que estamos impossibilitados de oferecê-la, ficamos tranquilos e amparados
com a nota do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, publicada no último dia 27, que
trata sobre a reorganização das atividades escolares, e nos possibilita utilizar todos os recursos disponíveis, sendo permitido, em caráter excepcional, na situação emergencial, trabalhar com ensino remoto quaisquer componentes curriculares.
Considerando as necessidades pedagógicas, nos preparamos para, no retorno, retomarmos
conteúdos anteriores e aprofundarmos conteúdos trabalhados durante a pandemia, dando sequência ao processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos.
Reconhecemos o empenho das famílias e suas dificuldades, e entendemos as particularidades
de cada um, mas seguimos trabalhando, oferecendo o que nos é permitido e da forma como somos orientados pelos órgãos competentes.
Esperamos que tudo passe logo, que todos mantenham sua saúde e, para nosso retorno,
reforçamos o compromisso com uma educação de qualidade e nos reorganizaremos, assim como
vocês, para que toda essa situação seja contornada.
Atenciosamente,
Equipe Gestora do Colégio Monte-Sionense
17 de março
Em virtude da atual Pandemia, nos dias 18, 19 e 20 de março não haverá aula.
Para o próximo semana, estamos aguardando orientações oficiais, porém, nos adiantamos e preparamos atividades pedagógicas para os alunos realizarem durante o peíodo de recesso.
Essas atividades serão enviadas via Agenda Edu, tendo a possibilidade de imrpimir em casa ou buscar uma cópia impressa em nossa Secretaria, somente amanhã (17/03), das 14h30 às 17h30.
Amanhã, 17/03 a presença será facultativa.
Atenciosamente,
Silmara.
Coordenação Pedagógica
11 de Maio
Monte Sião, 11 de maio de 2020.
Circular aos pais
PERÍODO DE RECESSO ESCOLAR E FECHAMENTO DO TRIMESTRE
Senhores responsáveis,
Desde o início da Pandemia, em virtude do COVID 19, contando com um grande esforço
e colaboração dos professores, coordenadores, senhores pais e dos nossos queridos
alunos, conseguimos caminhar por um bom período com as aulas e atividades online.
Porém, diante do cenário divulgado pela OMS (Organização mundial de Saúde) sabemos
que nossa volta às aulas presenciais ainda não conta com uma previsão exata.
Entendemos também que, tendo em vista este cenário, precisamos elaborar um novo
calendário letivo.
Em nosso primeiro calendário o recesso escolar compreendia as datas de 13 a 31 de
julho (três semanas).
Entendemos que os alunos menores necessitam de um maior apoio e atenção dos pais
nesse período tão novo e inesperado para cada um de nós. Portanto, pensando no bem
estar de nossos alunos e de seus responsáveis entendemos que será necessária a
antecipação parcial do recesso escolar.
Decidimos então que, no período de 18 a 29 de maio (duas semanas), as aulas das
turmas de Educação Infantil e Fundamental I entrarão em RECESSO ESCOLAR.
Teremos ainda, de acordo com o calendário, o direito a mais uma semana de recesso
que poderá ser disponibilizada no momento mais adequado para os alunos e
professores se assim necessário for.
Retornaremos nossas atividades no dia 01 de junho (segunda - feira). Ainda não
sabemos se nosso retorno será presencial ou não. Tudo dependerá das orientações que
receberemos dos Órgãos Competentes a esta questão.
Pedimos que, durante esta semana, de 11 a 15 de maio, os alunos, com a colaboração
dos pais, deixem em dia suas atividades e o envio das mesmas por meio da Agenda Edu.
FECHAMENTO AVALIATIVO DO 1o TRIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL
O Colégio adequará as avaliações para garantir plenamente os direitos de aprendizagem
dos alunos.
1a Nota (Valor 10 pontos)
Provas realizadas em sala de aula e atividades avaliativas para as matérias que não
realizamos as avaliações por falta de tempo presencial.
As atividades avaliativas, apenas das matérias que não foram realizadas
presencialmente, funcionarão da seguinte maneira:
1- Os arquivos serão enviados por meio da Agenda Edu até o dia 13 de maio, quarta
- feira.
2- Poderão fazer a impressão da atividade no local que for mais fácil para vocês ou
pegar a cópia na secretaria do Colégio.
3- Para correção, as atividades avaliativas poderão ser entregues na secretaria do
Colégio ou enviadas por meio da Agenda Edu para o professor responsável pela matéria
até o dia 02 de junho.
4- As atividades avaliativas deverão ser realizadas em casa com recursos de consulta
nos livros do aluno.
5- As notas finais serão liberadas para os pais após o dia 10 de junho de 2020.
2a Nota (Valor 10 pontos)
Serão avaliadas as atividades realizadas e enviadas no período de 30/03 a 15/05, bem
como a presença e participação nos momentos online.
Serão abonadas as faltas nos momentos online justificadas, com antecedência, em
virtude da falta de internet ou outro motivo considerado pertinente.
Nossa orientação é para que no período de recesso os alunos não façam atividades
escolares. Pedimos que aproveitem o tempo para descansar e brincar!
Para quaisquer esclarecimentos, favor entrar em contato com o professor da turma ou
coordenação e direção por meio da Agenda Edu.
Atenciosamente,
Agradecemos a parceria e colaboração de todos!
Silmara Almeida Vieira Dorta
Coordenação Pedagógica
Tatiana Terasin de Lima
Gestora Escolar
Senhores responsáveis, bom dia!
Quanto às atividades avaliativas:
Precisaremos imprimi-las para correção. Portanto, por gentileza, quanto a devolução,
fiquem atentos:
✔️ Entreguem na secretaria do Colégio e apenas avisem a professora pela agenda EDU.
OU....
✔️ Enviem por meio da Agenda Edu tomando o maior cuidado possível para que as fotos
fiquem nítidas.
Importante:
✔️ Não podemos aceita las pelo WhatsApp.
✔️ Prazo para devolutiva: Até 02 de junho.
Desde já agradeço a colaboração de todos.
Silmara Almeida Vieira Dorta.
Coordenação Pedagógica
Srs. Responsáveis,
Informamos aos participantes da Lancheira NUTRE+ que os dias de suspensão da rotina escolar serão compensados no mês de abril.
Att. ,
C'ocê Gastronomia